PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PARA UMA EMPRESA FRANQUEADA

Thomaz Coelho, Ana Paula Borges

Resumo


O modelo de negócios em franquia vem crescendo a cada ano no Brasil. A parceria entre franqueado e franqueador, quando há sinergia, leva ao sucesso de ambos. Ainda assim, por ser uma relação firmada em contrato, limita parcialmente a ação do franqueado no seu negócio. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi apresentar uma ferramenta de avaliação de desempenho para que o franqueado possa acompanhar sua performance em relação aos seus objetivos estratégicos e assim maximizar seus resultados. Para tanto, foi realizado um estudo de caso em uma empresa de pequeno porte no modelo de franquia de venda de chocolates, localizada em Florianópolis, Santa Catarina. A pesquisa aplicada foi desenvolvida em forma de pesquisa ação, com abordagem qualitativa, descritiva e método indutivo. Após a criação do planejamento estratégico, em concordância com a missão e visão do franqueador, foram
definidos os objetivos estratégicos para cada perspectiva do BSC. Conclui-se que os objetivos apresentados nas quatro perspectivas da ferramenta poderão orientar os administradores de forma a contemplar as estratégias da organização e assim traçar metas para melhorar os resultados da mesma, mostrando a possibilidade do uso do BSC em pequenas empresas e também em franquias.

Palavras-chave


Avaliação de desempenho; Franquias; Empresa de pequeno porte; BSC;

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