Revista Borges

            A Revista Borges: Ciências Sociais Aplicadas em Debate (Qualis B4) é um periódico eletrônico editado e publicado pelas Faculdades Borges de Mendonça. Com periodicidade semestral, é direcionado a docentes, graduandos e pós-graduandos que desejam socializar novos saberes, frutos de investigações inéditas. Voltada ao debate multidisciplinar, referente a processos organizacionais de gestão empresarial nas áreas de Administração, Economia, Contabilidade, Psicologia, Comunicação, Sociologia e Direito, a revista visa ao incentivo da produção de conhecimento no âmbito acadêmico, por meio de pesquisa. Além disso, dedicação à difusão e intensificação de novas reflexões do trabalho e discussões críticas, alicerçadas pelos seguintes temas: gestão empresarial contemporânea, estudos da comunicação, relações do trabalho e recursos humanos.


Imagem para capa da revista

           

Notícias

 

Nova metodologia para a classificação do Qualis Periódico

 

Por meio da Diretoria de Avaliação, em 2018, a CAPES deu início ao aprimoramento dos instrumentos utilizados na avaliação da pós-graduação brasileira, com foco na qualidade da formação de doutores e mestres.

As mudanças seguem as recomendações apontadas no relatório da Comissão Especial de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2011-2020) e estão sendo debatidas com a comunidade acadêmico-científica, por meio de Grupos de Trabalho.

Em 2019, uma nova metodologia foi apresentada às áreas de avaliação, quanto ao Qualis Periódicos. Essa nova fórmula busca critérios mais objetivos que permitam uma comparação mais equilibrada entre áreas de avaliação, atentando-se também para a internacionalização.

Metodologia – Qualis Periódicos

A nova proposta se baseia em quatro princípios:

  • Classificação única – cada periódico recebe apenas uma qualificação, independentemente da quantidade de áreas de avaliação às quais foi mencionado;
  • Classificação por áreas-mães – os periódicos foram agrupados de acordo com a área na qual houve maior número de publicações nos anos de referência avaliativo, chamada de área-mãe; 
  • Qualis Referência - por meio do uso combinado de indicadores bibliométricos e um modelo matemático, a própria Diretoria de Avaliação montou uma lista de periódicos pré-classificados, definidos como Qualis Referência;
  • Indicadores bibliométricos – basicamente, são os que consideram o número de citações do periódico dentro de três bases: Scopus (CiteScore), Web of Science (Fator de Impacto) e Google Scholar (índice h5). Foi levada em consideração a categoria de área que cada base enquadra o periódico e a sua posição relativa dentro dela.

 

 
Publicado: 2019-11-20
 

Chamada de Trabalhos: Submissão de Artigos 2019.2

 

Agosto inicia a submissão de Artigos Científicos, Relatos de experiências e Resenhas para o novo volume 2019.2. A Revista Borges das Faculdades Borges de Mendonça, abre chamada para submissão de artigos para a sua 2ª edição de 2019. No período de 01 a 31 de agosto. Encerrado o prazo para submissões, os artigos enviados passarão pela avaliação por pares (revisão às cegas), visando a qualificação do periódico organizado segundo critérios de excelência acadêmica. Os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também os nomes dos autores perante os pareceristas.

 
Publicado: 2019-07-20
 

Chamada de Trabalhos: Submissão de Artigos 2019.1

 

Março inicia a submissão de Artigos Científicos e Relatos de experiências para o novo volume 2019.1. A Revista Borges das Faculdades Borges de Mendonça, abre chamada para submissão de artigos para a sua 1ª edição de 2019. No período de 01 a 31 de março. Encerrado o prazo para submissões, os artigos enviados passarão pela avaliação por pares (revisão às cegas), visando a qualificação do periódico organizado segundo critérios de excelência acadêmica. Os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também os nomes dos autores perante os pareceristas. 

 
Publicado: 2019-02-01
 

Chamada de Trabalhos: Lançamento da edição 20182

 

A Revista Borges, convida pesquisadores para submissão de artigos para sua edição 20182. A previsão de publicação do Vol. 8, Nº 2 é dezembro de 2018. A chamada está aberta para artigos nas seguintes áreas de atuação: Gestão e Negócios, Plano de negócio, Inovação, Informação, Controladoria, Comunicação, Marketing, Gestão de ideias, Planejamento Tributário, Custos e finanças.

A Competência é Qualis B4 em Administração, Ciências Contábeis. Adota a política de acesso aberto e avalia os artigos submetidos pelo método da dupla revisão cega. Serão considerados para avaliação artigos de pesquisa, artigos de revisão, resenhas e relatos de experiência.

As contribuições podem ser enviadas até 31/08/2018 pelo site da revista.  http://revistaborges.com.br

       

 
Publicado: 2018-07-31
 
Outras notícias...