Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Borges?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

 

Os manuscritos submetidos à Revista Borges: estudos contemporâneos em Ciências Sociais e Aplicadas devem atentar aos seguintes procedimentos:

 

1 – O autor deve remeter seu texto original via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas por meio do endereço eletrônico www.revistaborges.com.br

 

2 – Os textos deverão ser encaminhados no processador de texto MS Word for Windows, segundo as normas atuais da ABNT: fonte Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5 (com exceção da seção “Referências”, em entrelinhamento simples), em folhas de papel A4 e páginas NÃO numeradas. Para citações com mais de três linhas, legendas e notas de rodapé, corpo 10, espaço simples, com recuo de início de parágrafo justificado. Margem superior e esquerda 3cm e margem inferior e direita 2cm. Não deverão ser utilizados quaisquer recursos especiais na formatação do texto (negritos, destaques etc.), apenas palavras estrangeiras e títulos de livros ou periódicos na lista de referências devem ser escritos em itálico.

 

3 – Os artigos podem ser escritos tanto em português quanto em outras línguas (neste caso, sujeito a aceitação do Conselho Editorial), sendo obrigatórios os resumos em português, inglês e na língua original. ATENÇÃO: Cabe aos autores suprimir quaisquer elementos capazes de identificá-los, tanto no texto quanto no arquivo enviado. Atente, em especial, para o recurso “Propriedades” do MS Word, que pode identificar o autor do arquivo.

 

4 – Os relatos de pesquisa, estudos teóricos e revisões críticas da literatura devem limitar-se a um máximo de 15 páginas e as resenhas e comunicações breves estão limitados a 5 páginas. A contagem de páginas inclui todas as partes do manuscrito, incluindo tabelas e figuras. Os resumos não podem ultrapassar de 250 (duzentos e cinquenta) palavras, seguidos das palavras-chave (até cinco termos), que correspondam a palavras ou expressões que identificam o conteúdo do artigo, em ambas as línguas, permitindo assim a adequada indexação do trabalho.

 

5 - De maneira paralela ao envio do artigo pelo sistema eletrônico, deverá ser enviada uma carta ao editor, assinada por todos os autores, que indique: a) a categoria em que o trabalho se insere (relato de pesquisa, estudo teórico, revisão crítica de literatura, relato de experiência profissional, resenha, comunicação breve sobre pesquisa); b) concessão de direitos autorais do manuscrito para   Revista Borges; c) afirmação de que o texto não está sendo submetido simultaneamente a outro periódico; d) garantia de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos. Esta carta deverá ser digitalizada e enviada, também pelo sistema eletrônico como "documento suplementar". ATENÇÃO: O processo editorial por meio do sistema eletrônico somente terá inicio quando a carta for recebida e aprovada pela Comissão Editorial.

 

6 - Partes do manuscrito

a) Folha de rosto identificada: - título do trabalho em português; - título do trabalho em inglês; - nome completo, titulação e afiliação institucional dos autores; - endereço para correspondência com a Revista, incluindo telefone e e-mail; - nome e e-mail de pelo menos um dos autores para correspondência com leitores. Esta deverá ser a única parte do texto com a identificação dos autores, para que seja garantido seu anonimato. ATENÇÃO: A folha de rosto identificada deve ser enviada pelo sistema eletrônico, como “documento suplementar”, separada do texto principal. O texto principal deve iniciar com o item a seguir (folha de rosto sem identificação).

b) Folha de rosto sem identificação: título do trabalho em português e em inglês.

c) Folha de resumos: - resumo em português de 150 a 250 palavras (use a ferramenta “contar palavras” no MS Word); - palavras-chave em português (no mínimo três e no máximo cinco, separadas por ponto e vírgula, com ponto final após a última palavra, com todas as letras minúsculas); - Abstract (versão do resumo para o inglês); - keywords (versão das palavras-chave para o inglês). ATENÇÃO: o Abstract deve ser escrito no fim do trabalho (texto) e  antes das referências. Resenhas e notícias não precisam de resumo.

- Texto: No caso de relato de pesquisa, deve apresentar: introdução, método, resultados, discussão e referências. Tabelas e figuras somente deverão ser incluídas se necessárias à clareza do texto, contendo título que traduza essencialmente o que se acha contido nelas. Deve-se evitar a utilização de notas de rodapé. Se forem imprescindíveis, porém, devem estar todas ao final do texto, após as referências.

d) Lista de Referências: A estrutura do trabalho, bem como as referências devem estar de acordo com as normas da ABNT.

 

ultidisciplinar, devem seguir as seguintes especificações:

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Declaração de Direito Autoral

A Revista Borges reserva-se o direito de exclusividade na publicação dos artigos, ensaios e resenhas. A reprodução parcial destas produções em outra publicação só poderá acontecer com a condição de citação da fonte original. A reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto) requer autorização por escrito do Editor. A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos assinados, que são de inteira responsabilidade dos autores. O autor principal do artigo receberá exemplares da edição em que este foi publicado, correspondente ao número de autores do artigo.

The Editorial Board of Revista Borges holds the exclusive rights of all material it publishes. Any citation of such material, in part or in full, in any other publication, may occur only on the condition of quoting the original reference. Total or partial reproductions (more than 500 words of text) of the articles will need written permission of the Editor. The Editorial Board takes no responsibility on the concepts or statements expressed in the signed articles, which are of entire responsibility of the authors. The main author of each article will receive copies of the Journal in which the article has been published, according to the number of authors of the article.

Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources.

The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.